Formulação na Prática Farmacêutica   2ª Edição

OMEPRAZOL
 
Fórmula   Notas   Referências   Home Page
Omeprazol (Losec®) é quimicamente instável em condições ácidas e os pellets (incluídos em cápsulas) são revestidas com vistas a liberação entérica.
Losec® MUPS® é uma formulação de comprimido dispersível contendo omeprazol. Esta preparação pode fornecer uma adequada dispersão líquida de "beads" de omeprazol. Entretanto, deve-se tomar cuidado quando tiver de ser administrada através de dispositivo com pequeno diâmetro. Por exemplo, os "beads" dispersos são grandes o suficiente para promover o entupimento de pequenos tubos nasogástricos e bicos de mamadeira.
Omeprazol é usado em situação idêntica ao do lansoprazol. Veja também a monografia do lansoprazol.
Se o paciente puder ingerir o líquido, os pellets podem ser misturados com uma bebida ácida e o paciente ser instruído a ingerir a bebida sem mastigar os pellets.1 Para administração via sonda nasogástrica, um tubo 14F ou maior é necessário para a passagem dos pellets inteiros sem provocar entupimento.2 No entanto, demonstrou-se que através deste método produz uma liberação altamente variável de omeprazol e lansoprazol, além de consumir tempo do pessoal de enfermagem.3
Uma suspensão de omeprazol em solução de bicarbonato de sódio pode ser preparada.4,5 Métodos de administração anteriores tem incluído a preparação de uma pasta através da mistura dos pellets com solução de bicarbonato de sódio, seguida da administração com solução de bicarbonato de sódio para tamponar o pH gástrico.
Suspensão de omeprazol em solução de bicarbonato de sódio tem agora sido demonstrado como capaz de elevar o pH gástrico o suficiente sem a necessidade de co-administração de grandes volumes adicionais de bicarbonato de sódio.6

Fórmula 4,5

Omeprazol suspensão 2mg/mL
 
Omeprazol cápsulas 20mg  
Solução de Bicarbonato de sódio 8,4% 50  mL
 
Método
Esvaziar o conteúdo das cápsulas em gram e triturar cuidadosamente com 10ml da solução de bicarbonato de sódio. Uma pasta macia será formada quando o revestimento entérico for dissolvido e a droga ficar dispersa. Completar até o volume final com bicarbonato de sódio.
 
Prazo de validade:  15 dias sob refrigeração.
Este é um prazo de validade conservador. Estudos indicam que a estabilidade química existe por maiores períodos, mas a estabilidade em condições de uso não foi avaliada.
 
Estabilidade:   14 dias a 24°C;  30 dias a 5°C.4
 
Armazenamento:  Omeprazol é sensível à luz e deve ser estocado em frascos de vidro ou plástico ambar. Uma mudança de cor (para laranja ou preto) pode ocorrer devido exposição à luz.6 A suspensão também pode ser estocada em seringas plásticas.4
 
AGITAR BEM O FRASCO  Isto é importante pois o omeprazol fica incompletamente dissolvido, formando uma suspensão parcial.5
 

 
NOTAS
  1. Pacientes que são iniciados no uso desta suspensão recebem usualmente uma "dose de ataque" de 40mg (20ml) seguida por uma outra dose de 40mg 6 a 8 horas depois. A dose de manutenção é usualmente 20mg (10ml) por dia.6

REFERÊNCIAS
  1. Elliott, R.  Nasogastric administration of omeprazole.  Aust J Hosp Pharm 1998; 28 (3): 174-6.
  2. Peckman, HJ.  Alternative method for administering proton pump inhibitors through nasogastric tubes. Am J Health-Syst Pharm 1999; 56: 1020.
  3. Dunn A, White CM, Reddy P, Quercia RA, Chow MSS.  Delivery of omeprazole and lansoprazole granules through nasogastric tube in vitro.  Am J Health-Syst Pharm 1999; 56: 2237-30.
  4. Quercia RA, Chengde F, Xinchun Liu, Chow MSS.  Stability of omeprazole in an extemporaneously prepared oral liquid.  Am J Health-Syst Pharm 1997; 54: 1833-6.
  5. Phillips JO, Metzler MH, Johnson K.  The stability of simplified omeprazole suspension (SOS). Crit Care Med 1998; 26 (1) Suppl: A101.
  6. Phillips JO, Metzler MH, Palmieri TL et al.  A prospective study of simplified omeprazole suspension for the prophylaxis of stress related mucosal damage.  Crit Care Med 1996; 24: 1793-800.

Outras informações sobre suspensão simplificada de omeprazol:
Fórmula   Notas   Referências   Return to top   Home Page
 
  PharmInfoTech logo

 
Formulação na Prática Farmacêutica
2ª Edição
© 2001 PharmInfoTech
ISBN 0-473-07577-6